Alunos de Matemática realizam atividades educacionais científicas na ETEC de São Sebastião

Na tarde de 30 de setembro de 2014, um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São (IFSP) – campus Caraguatatuba, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, realizaram atividades de divulgação e educação científica na Escola Técnica (ETEC) de São Sebastião.

As atividades científicas realizadas pelos bolsistas fizeram parte da programação da Semana “Cidadania e Política” que ocorreu na ETEC de São Sebastião. O convite para a participação partiu da sua orientadora educacional, Regina Souza. Durante esta semana ocorreram diferentes atividades acadêmicas objetivando uma melhor formação para os seus alunos.

As atividades da tarde de 30 de setembro iniciaram-se com a palestra multimídia “O cosmos e a gravidade”, ministrada pelo licenciando em matemática João Pereira Neto, bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIC do CNPq) do 2º semestre do curso. O seu projeto de pesquisa de iniciação científica intitula-se “História da ciência na educação científica: contribuições, metodologias e propostas” e é orientado pelo professor Ricardo Plaza. Cenas da nova versão da série “Cosmos”, utilizadas na apresentação, permitiram apresentar temas da física de modo mais compreensível para o público presente.

A apresentação da palestra ocorreu no ginásio da ETEC e contou com a presença de mais de uma centena de estudantes da instituição, acompanhados por seus professores.

Após a palestra, os estudantes foram convidados a percorrer o espaço entre várias mesas localizadas no próprio ginásio, onde os alunos do IFSP expunham ou discutiam a respeito de experimentos científicos ou de jogos geométricos e lógicos com o objetivo de atrair o interesse pela ciência e pela matemática. Dentre as várias experiências de física apresentadas estavam: pêndulo de Newton, banco óptico, experimentos de levitação magnética, equipamento formador de neblina (nebulizador), bicicleta geradora de energia, fluido não-newtoniano, cachoeira de fumaça, etc.

Os seis bolsistas presentes do projeto “Educação ambiental e educação científica para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo” (também sob a coordenação do professor Ricardo Plaza) foram: Adriana de Andrade, Thays Garakis Poggi Pollini, Cintia Ribeiro de Jesus, Vitor Fernandes da Silva, Beatriz de Oliveira Prado e Eber da Motta Medeiros Junior.

 

Todos os bolsistas presentes estão realizando atividades de pesquisa na área da educação científica e coletando dados e informações para a sua investigação. Os resultados serão apresentados por eles no Seminário de Iniciação Científica do Litoral Norte (SICLN) que ocorrerá nas dependências do IFSP-Caraguatatuba na quinta-feira, dia 16 de outubro de 2014, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-2014). Entre 13 e 17 de outubro de 2014, ocorrerão diferentes atividades da SNCT-2014 no IFSP – campus Caraguatatuba, todas abertas à comunidade externa e a todos os interessados, em geral. A programação da SNCT está disponível no link http://snct2014.ifspcaraguatatuba.edu.br/index.php

 

Os professores da ETEC que acompanharam os seus estudantes para estas atividades colaboraram de modo decisivo para o seu sucesso. Este foi o caso, por exemplo, do professor Fabrício Silva, da ETEC, que, ao final da tarde, comentou a respeito da importância de tais atividades para a formação dos alunos.

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *