banner

A Etec São Sebastião

20150827

A Escola Técnica de São Sebastião – Etec é uma das unidades administrada pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).

A Etec de São Sebastião surgiu como Classe Descentralizada de Jacareí – ETEC “Cônego José Bento” – por meio de um Convênio Celebrado entre Prefeitura Municipal de São Sebastião e o CEETEPS, segundo Lei Municipal nº 1.787, de 20 de dezembro de 2005, regulamentada pelo Decreto nº 3.422 de 10 de abril de 2006, de acordo com a Lei Federal 8.666/93, e suas atualizações e Decreto Estadual nº 40.722/96, visando oferecer formação técnica/certificação à população do município.

Sob a supervisão da Professora Maria Thereza Ferreira Cyrino, diretora da ETEC “Cônego José Bento”, a Classe Descentralizada instituída, funcionava na Escola Municipal Iraydes Lobo Viana do Rego, no bairro Itatinga, com a oferta do curso Técnico em Logística. Essa escola atendeu a futura ETEC até dezembro de 2007.

A partir do primeiro semestre de 2008, a classe descentralizada é transferida para o prédio que figuraria a sede da escola técnica do município, situado à Rua Ítalo Nascimento, 366, bairro do Porto Grande. O prédio existente desde 1973 denominava-se EEPSG de São Sebastião. Em 1983, por meio da Lei nº 651, pubilcada em D.O.E 01/12/1983, pág.46 recebeu o nome E.E.P.S.G Profª Maísa Theodoro da Silva, homenagem à professora de Educação Artística que lecionou por dois anos na unidade escolar. 

A consolidação e funcionamento da Etec de São Sebastião, está fundamentada no ato de criação, Decreto nº 53.464, de 19/09/2008. Neste período, com o propósito de possibilitar a formação técnica/certificação à população do município e região fomentando a empregabilidade, geração de renda e melhor desempenho no exercício do trabalho, foi realizado o primeiro processo vestibulinho da unidade escolar, com a oferta de vagas para 02 turmas de Ensino Médio (matutino), 01 turma de Técnico em Administração (vespertino) e 01 turma de Técnico em Logística (noturno). 

Com a criação da escola, o Professor Cícero Monteiro, foi designado inicialmente Coordenador de Implantação e na sequencia Diretor de Escola Técnica em caráter pró tempore. Em 2011 foi eleito para o seu primeiro mandato. Atualmente exerce o seu segundo mandato, após ser reeleito em 2015.

Como parte integrante das escolas técnicas do Centro Paula Souza, a Etec passa por avaliações de desempenho durante todos esses anos, os quais têm validado o seu crescimento e sucesso e redirecionado as funções e ações das áreas com alguma deficiência de gestão, seja pedagógica, de espaço físico, participativa, de pessoas, de documentos, de parcerias, ou de serviços de apoio.  É a transparência desses índices de avaliação à comunidade que tem motivado todos os envolvidos na construção de uma escola cada vez melhor. 

A escola funciona em  período diurno e noturno, num prédio com dois pavimentos, sendo que a área construída é de 3.138,60 m2, dividida, literalmente ao meio, pela Fatec e Etec.

Contamos, com 08 salas de aula, 01 laboratório de informática (capacidade para 40 alunos), laboratório de meio ambiente, física, química e biologia, biblioteca e ginásio poliesportivo.

Hoje, além das atividades da sede, a Etec de São Sebastião conta com 02 Classes Descentralizadas: Ilhabela e Instituto Verdescola (Vila do Sahy). Em média são 500 alunos, 10 servidores administrativos e 38 professores contratados pela CLT.  Há ainda xx funcionários terceirizados para os serviços de limpeza, vigilância e merenda escolar.

Os cursos autorizados para funcionamento na unidade e classes descentralizadas são: Técnico em Administração, Cozinha, Eventos, Logística, Meio Ambiente, Portos, Secretariado, Segurança do Trabalho e Turismo Receptivo (modulares) e os Etims de Administração, Eventos, Marketing e Meio Ambiente. 

logo 01